de conteúdo didático e aplicável em dinâmicas de sala de aula
NOSSOS PROJETOS
No Clima Certo vai capacitar professores em ano de COP30 no Brasil
A Unesco já classificou a desinformação como o principal risco global, deste e dos próximos anos. E a desinformação climática tende a se agravar em ano de COP30 no Brasil. O Redes Cordiais e o Programa de Acesso Digital da Embaixada do Reino Unido no Brasil se uniram para oferecer o curso “No Clima Certo: combatendo a desinformação climática nas escolas”, disponível gratuitamente na plataforma Avamec (Ambiente Virtual do MEC), a partir do dia 29 de setembro.
Com uma abordagem prática e diferenciada, os professores aprenderão com especialistas de referência em clima, ciência e comunicação, reunidos para abordar os principais temas estruturantes em 20 horas de conteúdo. Todo o material é oferecido de forma online e assíncrona, com videoaulas, slides e referências bibliográficas que apoiam a aplicação em sala de aula. Quem completar o curso recebe o certificado.
de conteúdo didático e aplicável em dinâmicas de sala de aula
aulas com especialistas em clima, profissionais de educação e comunicação
O curso reúne especialistas como Claudio Angelo e Roberto Kaz (Observatório do Clima), Jean Ometto (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE), Cinthia Leone (Climainfo), Matheus Soares (Desinformante) e Thaís Lazzeri (Instituto Fala). Também participam nomes ligados à educação e à divulgação científica, como Laila Zaid (Cuíca), Kizzy Terra (Programação Dinâmica), Rafaela Lima (Mais Ciência), Cecília Alves Amorim (Carta Amazônica), Liz Nóbrega (Aláfia Lab), Karina Santos, (ITS Rio) Clara Becker, Januária Alves, Bibiana Maia da Silva e Ana D’Angelo (Redes Cordiais) e Graham Knight (Embaixada do Reino Unido).
O conteúdo programático está dividido em cinco unidades: fundamentos sobre mudanças climáticas; conceitos e impactos da desinformação; negacionismo e narrativas de infodemia socioambiental; o papel das redes digitais e influenciadores; e estratégias para integrar a educação climática e midiática ao currículo escolar.
Entre os temas abordados estão: os impactos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo, o papel do IPCC e das conferências internacionais, como identificar estratégias de manipulação de dados, a atuação de influenciadores digitais no debate climático e como trabalhar a ansiedade climática entre jovens.