NOSSOS PROJETOS

Da rede social à rede de apoio

SOBRE O PROJETO

O Redes Cordiais, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade, desenvolveu um amplo projeto em 2020 para aumentar a resiliência cibernética de jornalistas, grupo permanentemente vítima de assédio virtual nas redes, para as eleições municipais, quando a toxicidade digital costuma se intensificar.

Foram oferecidos cursos, jornadas de aprendizado e manual de boas práticas a mais de dois mil jornalistas. Diversos temas foram abordados, entre eles verificação de fatos, monitoramento das redes sociais, criação de comunidades, detecção de bots, higiene digital, configurações de privacidade, judicialização de casos, investigação de redes de desinformação e equilíbrio emocional.

O projeto, que contou com apoio do Facebook Journalism Project, teve atuação em três frentes para promover o melhor uso das redes sociais e reduzir potenciais impactos negativos que a exposição na internet pode causar. São elas: 

  • Cursos ao vivo e online que capacitaram jornalistas a usarem as mídias sociais a seu favor, manterem o controle dos seus dados pessoais e aprenderem sobre as melhores práticas nos usos de mídias sociais pela imprensa e técnicas para garantir a proteção da privacidade na internet;
  • Manual de boas práticas para redações, um material voltado para diretores, gestores e editores, que contém linhas gerais de como criar uma cultura de ciber-segurança nas redações, protocolos e canais claros de denúncia conhecidos por toda a equipe e formas de monitoramento dos casos;
  • Rede de apoio para jornalistas.

 

Acesse o site e descubra mais sobre o projeto: jornalistasnasredes.com.br