Redes Cordiais, ITS e Embaixada dos EUA lançam curso sobre IA e jornalismo
Com a chegada das eleições municipais, a ameaça do uso de Inteligência Artificial para a produção de conteúdo desinformativo gera um novo desafio para a imprensa e para a sociedade. Diante desse contexto, o Redes Cordiais, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), com apoio da Embaixada dos EUA no Brasil, lançaram o projeto “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando as eleições”, que vai oferecer uma formação gratuita com evento presencial em Brasília e curso online.
O projeto surge da necessidade de auxiliar jornalistas a combater a desinformação e o discurso de ódio, conteúdos produzidos de formas mais sofisticadas com uso da tecnologia. “Precisamos urgentemente atualizar os jornalistas e fortalecer a imprensa para as eleições com a presença da IA, por isso idealizamos essa conferência, que é o primeiro passo para um programa educativo maior sobre desinformação e IA”, afirmou Clara Becker, jornalista e cofundadora do Redes Cordiais.
O curso é composto por seis aulas online e ao vivo, a ser realizado entre 26 de agosto e 5 de setembro, sempre das 19h às 20h30 (horário de Brasília – GMT3). Os alunos vão passar por temas como impactos, ética, desinformação, regulação e boas práticas no uso de IA. O corpo docente é formado por: Fabro Steibel, Diretor Executivo do ITS-Rio; Guilherme Amado, Diretor de Conteúdo do Redes Cordiais; Garance Burke, jornalista investigativa da Associated Press; Fernanda Rodrigues, pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais e no Instituto IRIS; Gabriela de Almeida Pereira, Diretora de Relações Institucionais do Redes Cordiais; Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa; Celina Bottino, Diretora do ITS-Rio; e Diogo Rais, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Instituto Liberdade Digital.
O evento presencial é gratuito e será realizado no dia 8 de agosto, das 9h30 às 12h30, na Casa Thomas Jefferson (Asa Sul), em Brasília (DF). Com lotação máxima de 100 pessoas, o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube. Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. Já as inscrições para o curso estão disponíveis em: https://somos.itsrio.org/jornalismo-ia-como-a-inteligencia-artificial-esta-moldando-eleicoes-redes-cordiais
Veja também
O Redes Cordiais trabalhou em diversas frentes para combater a desinformação e o discurso de ódio durante o período eleitoral
Material tem o apoio do YouTube
Guia realizado com apoio do YouTube reúne um panorama do fenômeno da violência política, principais marcos normativos e canais de denúncia.