Redes Cordiais e Internetlab lançam a terceira edição do “Guia para influenciadores nas eleições”
Em sua terceira edição, o “Guia para influenciadores nas eleições“, do Redes Cordiais e do Internetlab, com apoio do YouTube, atualizou as recomendações para criadores de conteúdo alinhado às resoluções do Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2024. O material já foi editado em 2020 e 2022 e é um projeto que orienta o que pode e o que não pode ser feito durante o pleito eleitoral.
“A participação de influenciadores no debate político ganha especial relevância no período eleitoral. Nestes casos, não são apenas decisões de consumo que podem ser influenciadas, mas os próprios rumos do debate político e, até mesmo, decisões sobre votos. O apoio ou a crítica a candidatos, partidos ou projetos políticos podem afetar como as pessoas que acompanham aquele influenciador se posicionam no debate político ou em quem elas decidem votar”, explica Clara Becker, diretora executiva e cofundadora do Redes Cordiais.
O guia oferece uma “bússola para tomar decisões” sobre a participação de influenciadores no debate político, destacando os princípios de liberdade de expressão, transparência, responsabilidade e pluralismo. A liberdade de expressão é importante para promover uma participação ampla, livre e íntegra, essencial para a democracia. Já a transparência exige que se informe sobre filiações partidárias, ganhos financeiros ou campanhas. A responsabilidade envolve um cuidado com o conteúdo e para com a sua audiência. Por fim, o pluralismo assegura a inclusão de diferentes grupos sociais, tornando o debate público mais respeitoso e inclusivo durante as eleições.
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