Leis e Likes reúne 26 influenciadores para imersão sobre Justiça, cidadania e direitos
O Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Redes Cordiais, realizou o evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital” nos dias 13 e 14 de agosto. A segunda edição do encontro, que aconteceu pela primeira vez em agosto de 2024, reuniu 26 influenciadoras e influenciadores digitais de diferentes perfis, nichos de conteúdo e regiões do país, além da ministra e de ministros do STF, representantes de entidades jurídicas e da sociedade civil para uma imersão sobre funcionamento da Justiça brasileira e do Estado Democrático de Direito. Nenhum influencer recebeu cachê por sua participação, uma vez que o encontro tem contrapartida 100% social e o STF não custeia as visitas.
A proposta é aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio de quem influencia milhões de pessoas nas redes sociais, promovendo uma troca direta com a magistratura sobre temas como polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação.
Durante a programação, os participantes tiveram visita guiada ao STF, acompanhamento de uma sessão no Plenário, além de rodas de conversa com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.
“Estreitar o diálogo entre as instituições e a sociedade fortalece a democracia. Cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias, tão comuns nos tempos atuais. A segunda edição deste evento certamente levará lições de nossa Constituição para as redes sociais”, afirmou o ministro Luís Roberto Barroso.
Para Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais, a segunda edição do Leis e Likes reconhece que o debate público passa pelas redes sociais na atualidade. “Reunir criadores de conteúdo com ministros do STF é uma forma potente de aproximar a população do Judiciário e fortalecer a democracia”, destaca a especialista.
O evento contou com o apoio do YouTube, da OAB Nacional e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e com uma parceria do Instituto Justiça e Cidadania (IJC).
Veja também
Iniciativa do Redes Cordiais com apoio do YouTube reúne criadores de conteúdo, ministros, parlamentares e autoridades do Judiciário com o objetivo de aproximar a sociedade do funcionamento dos 3 Poderes
Com base em dados científicos, influenciadores desmentem boatos sobre o clima e alertam para a importância da informação confiável, especialmente em ano de COP no Brasil
A premiação celebra trabalhos inovadores na área do jornalismo digital da América Central, do Norte e do Sul.