“Contas públicas, perfis abertos” leva 14 influenciadores para conhecerem o TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, em parceria com o Redes Cordiais, o evento “Contas Públicas, perfis abertos”, que reuniu influenciadores digitais para conhecer de perto o funcionamento da Corte e suas ações. O encontro ocorreu na quarta-feira (19/11), em Brasília. A iniciativa busca aproximar o TCU do cidadão nas mídias sociais e mostrar, de forma acessível, como a atuação da Corte de Contas contribui para a boa gestão dos recursos públicos e a melhoria dos serviços oferecidos à sociedade.
Em um dia de atividades, criadores de conteúdo e autoridades judiciais se reuniram para uma troca de experiências e conhecimentos entre o universo digital e representantes do órgão de controle externo do governo federal, que auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país. Durante a visita, os influenciadores tiveram um encontro exclusivo com o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, e puderam conversar sobre os desafios e prioridades do Tribunal.
O grupo acompanhou uma sessão plenária em que foram votados projetos sugeridos pela participação popular e fez uma visita guiada ao Instituto Serzedello Corrêa (ISC), onde pode conferir a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil” .
A proposta é criar um espaço de diálogo e aprendizado para mostrar como o Tribunal atua em favor do interesse público, incentivando a participação da sociedade no acompanhamento das contas públicas, além de contribuir para a disseminação de informações confiáveis sobre o papel da instituição. Segundo o presidente Vital do Rêgo, o evento reforça o compromisso do TCU com a transparência e a aproximação com a sociedade. “Queremos que cada brasileiro saiba que o TCU está a serviço do cidadão, fiscalizando o uso do dinheiro público e promovendo boas práticas na administração. Ao abrir as portas do Tribunal para criadores de conteúdo que, juntos, falam com milhões de pessoas nas redes, damos um passo importante para fortalecer a confiança nas instituições”, destacou o ministro.
“Os criadores desempenham papel fundamental na formação de opinião, na difusão de informações confiáveis e na mobilização da sociedade, especialmente entre o público mais jovem, que tradicionalmente mantêm menor contato com órgãos de controle. A aproximação entre o TCU e esses agentes de comunicação representa uma importante iniciativa para promover mais transparência e engajamento social das principais ações, projetos e resultados da instituição numa linguagem acessível e inovadora”, destaca Clara Becker, cofundadora do Redes Cordiais.
Os participantes foram: Anaterra Oliveira (@anaterra.oli), Fábio Ortega (@doutorajuda), Flávia Paixão (@flaviapaixaooficial), Isabela Reis (@belareis), Kesia Rodrigues (@muitoalemdaterapia) , Keilla Vila (@kellvila), Kizzy Terra (@kizzy_terra), Mara Luquet (@maraluquet), Mellanie Dutra (@mellziland), Raull Santiago (@raullsantiago), Rene Silva (@renesilva), Ricardo Pereira (@CanalOxenteParaíba), Veronica Oliveira (@faxinaboa) e João Amador (@historias_de_bsb) — nomes que representam diferentes públicos, regiões e causas, ampliando o alcance da mensagem sobre transparência e controle social.
Importante ressaltar que o evento não recebeu recursos públicos. Ele foi apoiado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Instituto Rui Barbosa, pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas do Tribunal de Contas da União (ASAPTCU).
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