13 out. 2025 | 15h29 BRT

No Clima Certo leva influenciadores ao Ministério do Meio Ambiente

Às vésperas do maior evento do mundo sobre estratégias de combate à emergência climática, a COP30, o Redes Cordiais e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima promoveram um encontro exclusivo da Ministra Marina Silva com um grupo seleto de criadores de conteúdo, a fim de capacitá-los para que se tornem um importante e fundamental instrumento de comunicação para suas audiências. “A ideia do encontro é vacinar o maior número possível de pessoas contra narrativas falsas que envolvam a pauta ambiental.  Queremos criar um espaço de diálogo em uma instituição de referência para que, junto a uma equipe técnica capacitada, os influenciadores possam dividir suas impressões, conhecer de forma prática como é feito o monitoramento das mudanças climáticas e seus impactos”, explica Clara Becker, cofundadora do Redes Cordiais.  

Batizado de “No Clima Certo”, o projeto contou com um time de peso. O carro chefe foi a presença do líder indígena, imortal da Academia Brasileira de Letras e ambientalista Ailton Krenak. Juntaram-se a ele 16 criadores de conteúdo, ativistas e representantes dos povos originários, além de autoridades envolvidas na pauta da COP30 e nos debates digitais, como a Secretária Adjunta de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência, Nina Santos, e a Diretora de Programa da Direção Executiva da Presidência da COP30, Alice Amorim. 

O grupo também visitou o centro de controle e prevenção de incêndios do Ibama e conversou com o presidente da instituição, Rodrigo Agostinho, sobre outras ações como o licenciamento ambiental de grandes obras e o combate ao tráfico de animais.

A ministra Marina Silva ressaltou a importância de os influenciadores contribuírem para uma nova consciência da preservação ambiental, novos hábitos e cultura que possam garantir a preservação da vida.

O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de outubro na Esplanada dos Ministérios e contou com uma série de atividades e materiais informativos sobre o tema, como o Guia para Influência Responsável na COP30 e o Mural do Clima. “É de fundamental importância entendermos a importância que esses formadores de opinião desempenham na sociedade civil e na luta contra o enfrentamento à desinformação, dado o grande alcance de seus conteúdos e de seu poder de influência”, acrescenta Becker.

 

 


Veja também